No ambiente corporativo me deparei muito com este problema e confesso que me estressei e ganhei alguns desafetos.
Vou apresentar alguns destes problemas que tornam as reuniões improdutivas é claro que existem muitos outros, digo que estes são os principais:
1) muitos participantes;
2) reuniões muito longas 2h ou mais;
3) não há uma pauta clara e bem definida; 4) Não convocar as pessoas corretas e com poder de decisão; 5) Falta de liderança(coordenação); 6) Não documentar;
7) Discussões que desviam do foco.
Quando alguns destes fatores se implanta ocorrem consequências graves, como decisões demoram a ser tomadas, o ambiente muitas vezes passa por um clima tenso e depois fica desmotivante e ninguém quer mais participar e o patrocinador perde o controle.
O que muitos não se atentam é quanto custa uma reunião. Existe isso? Claro que existe, vou fazer uma simulação bem simples, vamos lá:
1 hora de trabalho custa R$ 200,00
3 participantes custa R$ 600,00
Frequência 1 vez por semana
Tempo de duração da reunião 2h
Custo de uma reunião R$ 1.200
Custo mês 4 semanas R$ 4.800
Custo ano 12 meses R$ 57.600
*** Existem estudos que apontam que o nível de reuniões improdutivas pode chegar as 2/3, este valor é simplesmente de R$ 38.400,00 é muito, não acham..
Quer saber mais como transformar reuniões improdutivas em produtivas, veja na nossa próxima postagem.